Mercado Imobiliário: onde estão as oportunidades no momento?

06 de agosto de 2020

Deborah Seabra, economista do DataZAP, explica como o mercado está se movimentando e as chances de termos um novo patamar de preços.

Mercado imobiliário – onde estão as oportunidades no momento? Essa é uma pergunta que muitas pessoas devem estar fazendo: tanto os empresários do ramo como os indivíduos que estavam se preparando para adquirir um imóvel.

Você deve se lembrar que 2020 começou com o “pé direito”: a expectativa era uma alta de 3%, colocando o setor como um dos principais da economia para este ano. Também, segundo o IBGE, o PIB (Produto Interno Bruto) da Construção Civil cresceu 0,3% em 2019 – a primeira alta desde 2014.

Com a queda na taxa selic, você acredita que é o momento certo para investir na compra de um imóvel?

A queda na taxa Selic, sem dúvidas, torna a compra de imóveis bastante atrativa, uma vez que devemos ver uma redução nas taxas de juros de financiamento imobiliário. Além disso, o imóvel ainda é visto pelos brasileiros como um ativo seguro e, dado o cenário que estamos vivendo, onde os ativos de renda variável estão sofrendo grande volatilidade e a queda na taxa Selic implica menor rentabilidade médio para os investimentos em renda fixa, o imóvel pode ser uma boa alternativa para investimento no momento.


Há novidades no Minha Casa Minha Vida?

O Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou no final de março a continuidade das contratações das unidades habitacionais do Programa MCMV, especialmente das Faixas 1,5; 2 e 3. Para garantir celeridade ao processo, os subsídios concedidos a pessoas físicas nos contratos de financiamentos passarão a ser realizados exclusivamente com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A expectativa é que a medida garanta a contratação de cerca de 330 mil unidades habitacionais, o que dá alguma confiança para o setor.


Sou proprietário de um imóvel e pretendo alugar, devo abaixar o preço ou esperar os próximos meses?

A situação deve ser analisada caso a caso e depende muito da composição da renda do proprietário. Quanto mais importante for o valor recebido pelo aluguel para pagar as contas do proprietário, mais suscetível deve estar a abaixar o valor do aluguel para ganhar liquidez nesse momento de crise. Porém, o proprietário deve ter em mente que os contratos de aluguel tem duração de até 3 anos, então fechar um contrato de aluguel a um preço mais reduzido agora terá consequências que durarão para além da crise causada pela pandemia.

Lamborghini assinará prédio da Embraed em Balneário Camboriú.

15 de setembro de 2019

O empresário italiano Tonino Lamborghini chegará em Balneário Camboriú no próximo dia 26 para anunciar parceria com a Embraed Empreendimentos na construção de edifícios.


Lamborghini, sinônimo de produtos de luxo, assinará um prédio onde a Embraed investirá R$ 150 milhões.


O italiano é grife em construções de alto padrão. Em Dubai, assina o Tonino Lamborghini Residences, um impressionante conjunto de prédios naquela cidade dos Emirados Árabes Unidos.


A diretora da Embraed, Tatiana Rosa Cequinel, disse na semana passada, quando a Câmara de Vereadores homenageou os 35 anos de fundação da construtora, que anunciaria nos próximos dias um fato relevante, mas os detalhes só vieram a público neste domingo (15) O planejamento da Embraed para os próximos cinco anos é construir apartamentos com valor geral de vendas (VGV) em torno de R$ 2 bilhões.

Exclusividade Imobiliária: Venda seu imóvel mais rápido!

05 de fevereiro de 2017

Infelizmente ainda é comum muitos proprietários colocarem seus imóveis para vender com diversos corretores e imobiliárias, acreditando que isto fará com que a venda aconteça mais rápido, já que tem diversos profissionais trabalhando para alcançar seu objetivo, a venda. Saiba que este pensamento está completamente errado e que o melhor caminho é você ter um único corretor trabalhando junto com você. Faça uma exclusividade imobiliária!

Sei que parece muito controverso, mas ao longo deste artigo você entenderá e reconhecerá a importância e a eficácia da exclusividade imobiliária e ainda entenderá como todos os envolvidos ganham com esse tipo de contrato. E só para dar mais credibilidade a minha informação, segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG), 89% dos imóveis que são vendidos rapidamente utilizam da exclusividade imobiliária.

 

A exclusividade imobiliária para o proprietário

Vou começar por onde lhe interessa mais, ou seja, o seu lado. Como tem apenas um único corretor trabalhando na negociação, é bem mais fácil você controlar quem está visitando o teu imóvel. Se por acaso ocorrer pequenos furtos ou quebrar algo durante a visita, você sabe quem responsabilizar pelos incidentes. Imagina se fossem 5 corretores, o que você iria fazer?

Como o corretor tem a exclusividade imobiliária sobre a venda, ele vai investir pesado em estratégias de marketing, principalmente nas redes sociais e também em portais imobiliários como o ZAP imóveis e o Viva Real. Se fossem os 5 corretores, nenhum iria investir tanto, pois ele estará investindo em um imóvel que tem o risco de outro corretor fazer a venda.

Quero que fique bem claro para você, que o seu corretor dedicará mais tempo e muito mais dinheiro na venda do seu imóvel do que se fosse vários corretores trabalhando ao mesmo tempo.

 

A exclusividade imobiliária para o comprador

No mundo corrido que vivemos, tempo é dinheiro, e tempo perdido é menos dinheiro e mais frustação. Quando o proprietário do imóvel opta pela exclusividade imobiliária até o comprador ganha. Ele já tem a certeza que o corretor tem um contato mais próximo com o vendedor, o que facilita para um diálogo mais rápido e sem problemas.

Essa facilidade na comunicação é fundamental, ele saberá em qual momento do dia te ligar sem lhe incomodar e ainda passará a informação com mais agilidade. Lembra que o objetivo é vender o imóvel rapidamente?

 

A exclusividade imobiliária para o corretor

Também acho importante você entender o quão importante é para o corretor fazer um contrato de exclusividade imobiliária. Tendo a garantia que só ele poderá fechar a venda, ele não terá medo em investir no teu imóvel. Entenda que existem diversas estratégias de marketing imobiliário, e que colocar uma faixa na porta do imóvel ou apenas anunciar em portais imobiliários, não trarão resultados rápidos.

E é nesse ponto que você deve ter atenção, do que adianta ele ter um imóvel para vender se ele não é vendido. Quanto mais tempo demorar, mais vai se gastar com anúncios.

 

Então escolha um corretor que você veja que ele investe em marketing imobiliário, de preferência um que domine sua região. E é óbvio que você deve escolher aquele que lhe passe uma maior confiança, isso é fundamental. Com uma rápida pesquisa no Google você saberá sobre o seu corretor.